ITA FORTALEZA
ITA e CAPES se reúnem para discutir internacionalização do novo campus de Fortaleza
Representantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), reuniram-se em Brasília (DF), no dia 31/03, para debater as estratégias para garantir a internacionalização e a excelência acadêmica do novo campus do ITA, em Fortaleza (CE). O encontro teve como foco a apresentação de propostas que assegurem a manutenção do padrão de qualidade consolidado pelo Instituto ao longo de seus 75 anos de história.
Durante a reunião, foram destacados os avanços nas obras da nova unidade, prevista para iniciar as atividades acadêmicas em 2027, com os cursos de Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia. Além da graduação, o campus contará com programas de Pós-Graduação alinhados às demandas estratégicas do país e ao ecossistema regional.
O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, e o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Professor Doutor André Valdetaro Gomes Cavalieri, representaram o Instituto no encontro. Eles foram recebidos pela Presidente da CAPES, Doutora Denise Pires de Carvalho, pelo Diretor de Programas e Bolsas no País, Doutor Luiz Antonio Pessan, e pelo Diretor de Relações Internacionais, Doutor Rui Oppermann. A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, também participou da reunião.
Para o Pró-Reitor de Pós-Graduação do ITA, André Cavalieri, a internacionalização do novo campus é essencial para garantir sua excelência desde o início. "O projeto em discussão prevê colaborações internacionais com grupos de referência em pesquisa, adoção de novas metodologias de ensino e a realização de eventos especializados", destacou.
Atualmente, o ITA já possui acordos de dupla titulação com diversas universidades internacionais e registrou um aumento de 200% no número de parcerias entre 2019 e 2024. Esse intercâmbio acadêmico reflete-se na produção científica: aproximadamente um terço dos artigos publicados conta com coautoria estrangeira, e metade das teses defendidas no Instituto são redigidas em inglês, evidenciando o alinhamento com padrões globais de qualidade.
O Reitor do ITA enfatizou que o novo campus será uma extensão das atividades já consolidadas em São José dos Campos (SP). "Num futuro próximo, teremos dois campi do ITA operando de forma integrada em diferentes regiões do país, promovendo a formação de profissionais altamente qualificados e contribuindo para o desenvolvimento nacional", afirmou.
Concurso público
Para viabilizar o funcionamento da nova unidade, o Governo Federal autorizou a realização de um concurso público que abrirá 110 vagas para servidores civis no ITA. As oportunidades estão distribuídas entre diferentes níveis de formação. No ensino superior, serão 15 vagas para pesquisadores, 20 para tecnologistas e 50 para professores do magistério superior. No Nível Técnico, estão previstas 25 vagas para Técnicos de Nível I.
Os cargos serão destinados tanto para o campus de São José dos Campos quanto para a nova unidade em Fortaleza. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou a autorização do processo seletivo no Diário Oficial da União. O edital deve ser divulgado em até seis meses.
Fotos: ITA e Júlia Prado -CGCOM / CAPES